Atualizado em: 08/05/2018 15:30:06

Abreulândia participa da Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE)

Maria da Paz

Conferência Nacional de Educação Etapa Intermunicipal

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Abreulândia Tocantins (SEMEC), iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 04 de maio de 2018 a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018. O evento foi realizado na cidade Polo de Divinópolis TO, em parceria com as cidades  de Abreulândia, Dois Irmãos, Caseara e Marianópolis.

A solenidade  aconteceu durante todo o dia no Centro Cultural Senador João Ribeiro na cidade de Divinópolis Tocantins .

A CONAE acontece a cada quatro anos. A edição deste ano abordará "A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE" e o "Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A conferência tem o objetivo de desenvolver propostas a serem encaminhadas para a etapa estadual, a partir do Documento Referência que analisa as 19 metas e as 325 estratégias do Plano Municipal de Educação (PME).

Posteriormente, após a etapa Estadual, as medidas aprovadas serão apresentadas pelos delegados para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) do Sistema Nacional de Educação. A etapa nacional ocorre em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Participam da CONAE servidores da Educação Municipal  das cidades de  Divinópolis,  Abreulândia, Dois Irmãos, Caseara, Marianópolis, além de Servidores do Colégio Estadual São Pedro de Abreulândia, Secretário Administrativo Thiago Alves Fernandes, também  representantes do Legislativo e Executivo  e da ilustre presença da Secretária Executiva do Conselho Estadual de Educação do Tocantins Joana D'arc Alves Santos.  O evento finalizou com a indicação da Servidora Maria da Paz Bezerra da Silva Rodrigues que foi eleita pra representar o município de Abreulândia –TO, na CONAE ESTADUAL.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Abreulândia TO, Professora Maria Elenita Moura Valadares... “A Conferência (CONAE) é de suma importância para nosso município, pois é através dela que discutimos as políticas públicas do nosso país, são debatidos temas relevantes para a avaliação, acompanhamento e monitoramento que definem  novos rumos da educação. São mecanismos de participação social muito importantes para debatermos as políticas do município.  Portanto a  CONAE é a congregação de todos os pensamento da nossa Educação. Quando conseguimos juntar todos estes pensamentos entendemos que  não somos  único, mas que o verdadeiro sentido de uma educação de qualidade não é chegar primeiro, mas chegar todos com o mesmo objetivo de que precisamos de um país participativo, democrático, crítico e reflexivo”.