Agricultura em Ação

Atualizado em: 18/01/2018 16:44:55

Cadastro Ambiental Rural iniciará atendimento gratuito em Abreulândia

Consórcio Capim Dourado

A partir desta segunda-feira, 22, o atendimento para a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal será disponibilizado no município de Abreulândia o qual atenderá também as regiões vizinhas. A ação, que segue até na terça feira, 23, é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o apoio da Prefeitura Municipal de Abreulândia, e faz parte do planejamento que tem o objetivo de estimular o proprietário rural a realizar o registro eletrônico. Após a prorrogação do cadastramento ser oficializada pelo Governo Federal, a nova data para a efetivação do CAR é até o dia 31 de maio.

O Consórcio Capim Dourado, contratado pela Semarh via licitação, é a empresa responsável para realização do cadastramento no Estado e está percorrendo diversos municípios com atendimento em pontos específicos.

O serviço é ofertado gratuitamente e o público alvo é o proprietário rural e posseiros que possui até 320 hectares. O CAR é um instrumento para facilitar o mapeamento das propriedades rurais, além de assistir no controle do desmatamento e da localização das reservas legais, servindo também para incentivar o crescimento econômico da propriedade de forma sustentável.

O cadastramento ao CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais que, além de regularizarem a propriedade, passam a ter os benefícios previstos no novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012). O proprietário que não efetuar sua adesão ao CAR pode ficar sem acesso ao financiamento rural, além de ficar impedido de solicitar licença ambiental e de fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

Em Abreulândia e região, a base fixa será na Prefeitura Municipal de Abreulândia e o atendimento ocorrerá de 08:00 às 18:00 hrs nos dias 22 e 23 de Janeiro.

Principais vantagens para o produtor rural de efetuar o CAR :

- Obtenção de crédito rural com taxas de juros menores e prazos de pagamento maiores

- Aumento dos limites de crédito praticados atualmente pelo mercado

- Melhor requisito de contratação de seguro agrícola

- Não haverá a obrigatoriedade de averbar em cartório as áreas de preservação nas matrículas.