Meio Ambiente em Ação

Atualizado em: 21/12/2017 08:56:36

Campanha Reuso da Água

Marina Carvalho

Fig1. Campanha realizada no período de 15/12 à 21/12.

A campanha objetiva apresentar a população de Abreulândia a alternativa/necessidade de reutilizar as águas ' cinzas' que são destinadas ao esgoto domestico, uma vez que a água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.

A água após ser utilizada é direcionada às alternativas de esgotamento sanitário e quando é desviada desta destinação final chama-se água de reuso pelo fato de não ser destinada as fossas tendo a alternativa de " reusá-la " para outra finalidade, diminuindo a pressão do uso da água potável disponibilizada em sua torneira pela companhia de saneamento ATS.

A estiagem que atingiu todo o Estado do Tocantins durante todo o ano de 2017, comprovou a necessidade de revermos alguns paradigmas relacionados ao uso da água. Um deles diz respeito à sua reutilização. Tal prática tem relevância para a gestão de recursos hídricos, porque, ao promover segunda utilização da água, libera a de qualidade superior para usos mais importantes, como consumo pela população.

Medidas para economizar água e reutilizá-la devem ser tomadas pela população de Abreulândia, e algumas mudanças de hábitos podem fazer a diferença. A água poderá ser reutilizada para fins não potáveis. Confira algumas atividades que podem ser feitas com água de reuso.

- Rega de plantas e jardins;
- Lavagem de roupa
- Limpeza da casa e calçadas
- Higienização de automóveis

Faça diferente, mude seus hábitos e preserve a água. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoio esta ideia.