Meio Ambiente em Ação

Atualizado em: 26/05/2018 21:48:58

Curso de Recuperação de Áreas Degradas

Lucas Bezerra

Fg 01. Participantes do Curso de Recuperação de Áreas Degradadas (SENAR-TO)

A comunidade em geral, dentre professor, produtor e alunos, participaram do Curso de Recuperação de Áreas Degradas realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sindicato Rural em parceria com o Senar-TO e a Escola Estadual São Pedro. O evento foi realizado entre os dias 09 e 11 deste mês de maio na Escola Estadual São Pedro, fazendo parte das ações do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

A recuperação de áreas degradadas tem por objetivo devolver ao ambiente degradado as condições favoráveis à reestruturação da vida num ambiente que não tem condições de se regenerar por si só. No curso, os participantes receberam informações sobre normas ambientais estaduais vigentes, diagnosticaram uma área degradada e contribuíram para a manutenção das especies que haviam sido plantadas em uma área de recuperação pelo Programa Municipal de Revitalização da Área Verde, restituindo as caraterísticas originais na área fazendo com que haja a conservação do solo e da água.

O instrutor do curso,Leandro Pereira, Tecnólogo em Agropecuária, explicou que, geralmente, estas são áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva e que tiveram redução da quantidade e qualidade da capacidade do solo para produção vegetal e que por isso demanda intervenção para a reestruturação do ambiente.

O curso foi realizado tanto em sala de aula como na área onde está sendo aplicado por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Senhor Antonio a recuperação. O local visitado teve ao longo de 15 (quinze) dias o plantio de aproximadamente 250 mudas de plantas nativas e frutíferas.

Ao fim do curso os participantes colaboraram com a preservação das mudas que já haviam sido plantadas e alcançaram o objetivo do curso, estando capacitado para implantar recuperação de áreas degradas seguindo recomendadas técnicas. O curso contou com a entrega dos certificados na Pecuária de Abreulândia.