Meio Ambiente em Ação

Atualizado em: 17/04/2018 21:53:28

Projeto de Revitalização de Área Verde Municipal

Lucas

Fig.1 Reflorestamento de Área Verde Municipal.

Mais de 70 mudas de árvores nativas e frutíferas doadas pelo morador Antônio Delfino, componente do Conselheiro Municipal de Meio Ambiente, foram plantadas nesta sexta feira, 13 de abril do ano de 2018, dentre as espécies temos o cajá, manga, coco e outras, na Área Verde Municipal por meio do Projeto de Revitalização de Área Verde Municipal implantado no município pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pela Secretaria, Suelma, e Engenheira Ambiental, Marina Carvalho, em parceria com a Escola Estadual São Pedro, Equipe de Limpeza Urbana e o Senhor Antônio.

O município possui duas áreas verdes e o projeto estará atuando ao longo do ano de 2018 e 2019 a fim de torna-las ambientes que contribuam para a qualidade de vida da população e também sobrevivência do córrego, nomeado como Buriti, que corta a zona urbana do município de Abreulândia.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROJETO

A área que está sendo revitalizada encontra-se conectada com uma extensão da Área de Proteção Permanente (APP) do córrego Burti, que somadas são vitais para o equilíbrio biótipo e abiótico local, sendo de extrema importância e relevância a sua intervenção, não somente por fatores de preservação, mas também por questões social. Preservar e reflorestar promove a comunidade em geral e as crianças/adolescentes que contribuem para a sua execução responsabilidade socioambiental.

DIAGNÓSTICO DA ÁREA VERDE

Verifica-se nas áreas verdes o descaso por parte da população que em sua extensão descartam irregularmente lixo, causando a degradação do solo, perda da qualidade da água, ponto promovedor de doenças infeccionas, e risco a sua própria saúde. No mais a área possui histórico de degradação que promove o assoreamento do córrego o qual está interligada, fazendo com que a cada ano reduza o volume de água, contribuindo para atual deficiência hídrica estadual.

FAZENDO A DIFERENÇA

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Suelma, a aula não fica somente no plantio, mas também na formação do respeito ao meio ambiente. “ Esta ação vem a contribuir com o meio ambiente e nos mostrar o quanto é importante o plantio de árvores para recuperação de um local que estava abandonado, tornando-se futuramente um ótimo local de lazer “.

AÇÕES CONTÍNUAS

Ao longo desta semana continuará o plantio das mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Escola Estadual, que ao final deste mês de abril pretende concluir o plantio de aproximadamente 220 árvores. Não será realizado apenas o plantio, mas também ocorrerá no dia 23 de abril, às 14 horas, um mutirão de limpeza no local, estando toda a comunidade de Abreulândia convidada, principalmente os vizinhos da área verde, para colaborarem com a preservação desta área que tanto necessita.

·         19/04 (quinta-feira) Plantio de mudas às 15:30 hrs;

·         20/04 (sexta-feira) Plantio de mudas às 15:30 hrs;