Meio Ambiente em Ação

Atualizado em: 12/08/2018 23:07:50

Queimada é Crime Ambiental !

Marina Carvalho

Campanha Queimada Urbana é crime.

Nesta segunda-feira, 13 de agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, Escola Municipal Júlio Pinheiro e a Secretaria de Saúde iniciam a campanha “ Queimada urbana é crime !” contando com a realização de palestra, mobilização nas ruas, entrega de material educativo e reunião com os agentes comunitários.

Os malefício da queimada urbana:

A fumaça diminui a qualidade de vida dos moradores e aumenta os problemas respiratórios, impactando na rede pública de saúde. A fumaça pode ser igualada a um resíduo sólidos, popularmente denominado “lixo”, em forma de gases e de partículas visíveis e invisíveis. A fumaça é um “veneno”.

Da mesma maneira que se permite que joguem lixo dentro da caixa de água de nossas casas, não deve-se permitir  que  joguem  fumaça  em  nosso  AR.

Por isso, àqueles que fazem queimadas cometem crime contra a vida e ao meio ambiente, enquadrando-se como crime ambiental (Lei Federal 9605, artigo 54). Ninguém tem o direito de produzir e espalhar fumaça, para os outros respirarem.

Terrenos com mato devem ser roçados, nunca queimados. Quanto ao lixo doméstico, o lixeiro recolhe. Folhas podem ser enterradas ou ensacadas. Plásticos, papéis, pneus, além de outros materiais, são recicláveis.

E resumo temos um confirmação “Não jogue seu lixo e objetos em terrenos, ruas, córregos e outras áreas. Não pratique a queima. Converse com quem está queimando e o esclareça sobre os malefícios e a ilegalidade do ato de queimar”.

Preservar a natureza é preservar a vida. O ar é parte fundamental da natureza.

Portanto, queimar é agredir o meio ambiente, é ameaçar a saúde e a vida de todos os seres vivos. Quem queima espalha doenças.