Secretaria de Meio Ambiente junto ao Ruraltins realiza Capacitação em Manejo e Conservação do Solo em Abreulândia TO

Willian Novais

A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura do município de Abreulândia, representados por Suelma Cristina, Marina Carvalho e Leonardo Montelo, o Ruraltins promoveu na terça-feira, 26 de Setembro, às 8:00hrs, na Câmara Municipal de Abreulândia, a Capacitação em Conservação e Manejo do Solo.

O curso de capacitação realizado pelo Engenheiro Agrônomo Vinícius Azevedo, atende à demanda do município, e teve como objetivo difundir conhecimento sobre o Manejo e Formação de Pastagem e Sistema Agrossilvopastoris com vistas a alcançar o manejo adequado do solo e sua preservação.

“Este tipo de parceria é fundamental para o município, já que nosso objetivo é promover a preservação do nosso solo e nada mais indispensável do que capacitar nossos chacareiros/fazendeiros as práticas adequadas de manejo” avaliou Marina Carvalho (Coordenadora de Meio Ambiente).

O evento contou com a participação da população do município, com amplo debate sobre os temas ministrados. Abordou-se ao longo do curso a importância em conhecer a sua propriedade para assim definir o quanto o solo precisa ser recuperado para obter resultados eficientes, a melhor espécie para pastagem, de acordo com os objetivos do produtor, os métodos de prevenção do solo e etc. A capacitação demonstrou também estratégias e benefícios da implantação do Sistema Agrossilvopastoris, sendo apresentado aos participantes situação real de aplicação do método.

O curso iniciou às 8:00hrs e seguiu até 12:00hrs, sendo seu encerramento feito pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, Suelma Cristina, e Vice Prefeito, Manoel Moura, que junto aos outros colaboradores do eventos fizeram a entrega dos certificados aos participantes.