Secretaria de Meio Ambiente realiza Curso Básico de Reciclagem

Laura Resplandes

Encerramento do Cursos de Capacitação em Reciclagem

Nesta sexta feira, 21 de Outubro de 2017, integrantes do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Ambiental da UFT ministraram junto a Secretaria de Meio Ambiente de Abreulândia-TO o primeiro Curso Básico de Reciclagem do município, na Câmara Municipal

A capacitação teve como público alvo, inicialmente, a equipe da administração pública que trabalha diretamente com os resíduos a serviço da limpeza urbana, tendo como objetivo capacitar aqueles que lidam diretamente com o manejo dos resíduos a fim de formar multiplicadores de informação que possam junto a administração pública conscientizar a comunidade local quanto a gestão dos resíduos sólidos e a geração de renda por meio do manejo destes resíduos.

A realização do evento  teve como parceiro externo o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Ambiental da UFT (PET Eamb) que fomenta por meio de projetos de extensão a conservação do meio ambiente.

O evento iniciou as 14:00hrs com a presença do Vice-Prefeito, Manoel Moura, Coordenador da Limpeza Urbana, Flavio Souza e da Secretaria de Meio Ambiente , Marina Carvalho e Suelma Cristina, que juntos realizaram a abertura oficial do evento. A programação foi iniciada pelos integrantes do programa PET Eambseguindo até as 17:00, finalizando com a entrega dos certificados.

Durante o curso foram abordados aspectos da legislação ambiental com relação a  temática resíduos sólidos discutindo e orientando sobre a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além disso tratou-se das formas de como reciclar os principais resíduos que compõem esta temática: papel, metal, vidro e resíduos agrossilvopastoril.

Abordou-se também aos capacitandos a reflexão sobre o que podemos reciclar e como alcançar tal objetivo na gestão pública municipal, além de apresentar o panorama atual da reciclagem dos resíduos citados, bem como o papel destes multiplicadores na sociedade de Abreulândia.

Além da temática Resíduos, os ministrantes do curso apresentaram a função, aspectos e a importância da Associação de Recicladores no âmbito municipal e nacional, promovendo junto a Secretaria Meio Ambiente a promoção do aspecto geração de renda por meio da comercialização dos resíduos recicláveis, buscando alcançar o anseio da Gestão Público Municipal em implantar no nosso município uma associação local.