Prefeitura Municipal de Abreulândia - Abreulândia do Tocantins conquista o Selo Diamante em Transparência Pública, consolidando sua excelência Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abreulândia do Tocantins conquista o Selo Diamante em Transparência Pública, consolidando sua excelência
gestão e transparência pública

Prefeitura atinge nota máxima e reforça compromisso com a transparência e a ética na gestão pública

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h39
  • Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h39

PREF POST ABREULÂNDIAA Prefeitura Municipal de Abreulândia do Tocantins, celebra uma conquista notável ao receber o Selo Diamante em Transparência Pública. Em 2023, o órgão municipal atingiu a nota máxima do programa, registrando um extraordinário atendimento de 100% dos critérios estabelecidos. No ano anterior, em 2022, a prefeitura já havia sido agraciada com o Selo Ouro, demonstrando seu compromisso contínuo com a transparência e a prestação de contas à população.

As notas que classificam os municípios em categorias que variam de intermediário a Diamante foram oficialmente divulgadas na última segunda-feira, 13 de novembro, durante um evento realizado no Tribunal de Contas da União em Brasília, Distrito Federal, pela ATRICON (Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). O Programa Nacional de Transparência Pública tem como objetivo promover a ampliação da transparência mediante a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública, o desenvolvimento do Radar da Transparência Pública Nacional e a institucionalização do Mês da Transparência Pública Nacional.

O Selo Diamante em Transparência Pública é concedido com base na avaliação do "Radar da Transparência Pública Nacional," que verifica o cumprimento dos critérios de transparência estabelecidos na legislação. Para conquistar esse selo, um município precisa atender a 100% dos critérios essenciais e apresentar um nível de transparência entre 95% e 100%.

No estado do Tocantins, em 2023, um total de 57 órgãos públicos conquistaram o Selo Diamante, incluindo 29 do Poder Executivo, 27 do Legislativo e o Tribunal de Contas do Tocantins, todos com percentuais entre 95% e 100% de atendimento aos critérios de transparência.

O Prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, expressou sua gratidão à sua equipe administrativa, em nome dos secretários municipais, que coordenaram os esforços para alcançar esse feito notável. Ele destacou o comprometimento de todos os servidores municipais em prestar um serviço honesto e ético, respeitando tanto a legislação quanto a sociedade que recebe esse serviço. O prefeito também ressaltou o trabalho exemplar de Marcelo Santana, Assessor em Transparência Pública, por sua orientação e dedicação contínua em atender às necessidades do município.

A conquista do Selo Diamante pela Prefeitura de Abreulândia é um testemunho do seu firme compromisso com a integridade, a ética e a excelência na gestão pública, consolidando-se como um exemplo para outras regiões do país. O município continua a destacar-se por sua transparência exemplar e pela dedicação em servir aos interesses da comunidade.